BLOG

Rua Anitápolis, 337 - Esq. com a R. Dom Felipe - Vila Real 88337-520 - Balneário Camboriú
(47) 98480-4003
(47) 3363-4003

RESULTADO DE TRATAMENTO: USO DE ÓRTESE CRANIANA NO PÓS-OPERATÓRIO DE ESCAFOCEFALIA

A escafocefalia, ou dolicocefalia como também é chamada, é um tipo de craniossinostose e trata-se de uma má-formação no crânio do recém-nascido devido ao fechamento precoce das suturas.
As suturas são os espacinhos entre os ossos cranianos, os ossos não são flexíveis, no entanto, as suturas vão fechando com o tempo. Isso, por natureza, ocorre para facilitar a passagem do bebê na hora do parto.

A escafocefalia possui a estatística de 1 para 2.000 bebês nos EUA, mas ainda assim, é o tipo de cranioestenose mais frequente. É um quadro caracterizado pela alteração estética do crânio do bebê, no caso, é mais alongado e pode gerar sérias complicações.

Se o seu bebé tiver entre 4 e 18 meses, o melhor tratamento para a escafocefalia é uma faixa de cabeça dinâmica (órtese craniana).

O tratamento consiste em utilizar um capacete ortopédico feito à medida para tirar partido do crescimento da cabeça e assim corrigir a deformidade.

No caso do paciente em questão, foram utilizados dois capacetes diferentes em seu tratamento.

Lembramos mais uma vez sobre a importância do tratamento precoce para os casos de assimetria craniana. Falando sobre escafocefalia, um tratamento tardio pode levar o paciente a desenvolver problemas de aprendizagem e psicomotores.

Para saber mais sobre nossas órteses cranianas, fale com a nossa equipe agora mesmo!

COMPARTILHAR:

VEJA TAMBÉM: