O Pediasuit é o método indicado para tratamento de pacientes com atraso no desenvolvimento Neuropsicomotor, oriundos de Paralisia Cerebral ou lesões cerebrais, autismo, dentre outros diagnósticos, auxiliando no desenvolvimento e crescimento, em casos infantis, e recuperando movimentos em casos de adultos.
Utilizando um colete (Suit) e a gaiola (Spider) é possível reproduzir a musculatura, permitindo que haja um reposicionamento do corpo, melhora da postura, ajuste de movimentos e fortalecimento dos músculos.
O colete (Suit) foi desenvolvido nos anos 70, pensando para astronautas, que após idas ao espaço retornavam à Terra com problemas como a perda da densidade óssea, alteração da integração das respostas motoras e desequilíbrios homeostáticos, devido à ausência de gravidade.
Após estudos, a tecnologia do suit passou a ser compartilhada com os profissionais da fisioterapia, pois identificaram que os efeitos da ausência de gravidade eram similares aos problemas físicos de pacientes com Paralisia Cerebral e outras condições neurológicas.
Tem se tornado um dos métodos mais eficientes para auxílio na melhora da coordenação motora e controle muscular de pacientes de todas as idades.
Como funciona?
O tratamento do Pediasuit é intensivo: são 4h diárias, ao longo de 4 semanas com trabalhos focados, seguidos de 2 semanas de recuperação. Esse ciclo pode ser repetido mais de uma vez e as atividades são personalizadas, conforme a necessidade do paciente. Toda a ação se dá com a participação motora ativa do paciente, e o tratamento pode aliar outros tratamentos de reabilitação.
Alguns dos benefícios do Pediasuit ao longo do tratamento:
- Ganho da força muscular e melhora da resistência;
- Recuperação de fluidos e eletrólitos;
- Redução do stress muscular;
- Melhora do input sensorial e motor do Sistema Nervoso Central;
- Modulação do tônus muscular;
- Melhora do ajuste biomecânico com a estabilização externa;
- Melhora do alinhamento do quadril por meio da carga vertical sobre este;
- Melhora da simetria corporal;
- Correção do padrão de marcha;
- Melhora a estabilidade muscular;
- Modulação da ataxia e atetose;
- Fornece o input vestibular.
Mais do que garantir mais saúde ao paciente, o Pediasuit aumenta sua independência e autonomia sobre o corpo, melhorando consideravelmente a autoestima e confiança do paciente. O tratamento proporciona a estimulação tátil e ajuda a diminuir as contraturas.
Com o Pediasuit, é possível identificar a melhora na densidade óssea e das habilidades motoras finas e grossas, além da resistência para o reforço muscular. Ao longo do tratamento, o paciente desenvolve e aumenta a consciência corporal em relação ao espaço, além da melhora na fala e deglutição, pois o Pediasuit auxilia o controle da cabeça e a sustentação do tronco.
Casos indicados
Um dos casos mais comuns para tratamento com o Pediasuit é a Paralisia Cerebral, que atingir 3 em cada 1000 nascidos vivos. Crianças com este diagnóstico costumam ter problemas com a estrutura corpórea, impossibilitando algumas atividades simples. Com o Pediasuit há o foco neste desenvolvimento, ajudando desde os primeiros anos de idade.
O Pediasuit pode ser indicado para crianças a partir dos 14 meses de idade e com mais de 10 quilos, que tenham atraso no desenvolvimento psicomotor. As principais causas, além da Paralisia Cerebral, são a Síndrome de Down, Mielomeningocele, Microcefalia, Hidrocefalia, Traumatismo Crânio Encefálico, Acidente Vascular Cerebral, Traumas medulares, Autismo, entre outros.
Além destes casos, o tratamento é indicado para pacientes com diagnóstico de traumatismo crânio-encefálico, atraso no desenvolvimento motor, AVE, ataxia, atetose, síndromes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, lesões da medula espinhal, transtornos vestibulares ou sequelas neurológicas de tumores.
A Santa Clínica é especializada Fisioterapia Neurofuncional adulto e infantil e trabalha diariamente com atendimentos personalizados, dinâmicos e motivacionais, sendo referência em Balneário Camboriú e região!