A cada ano, a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado. De acordo com as estimativas do IBGE, a projeção da população acima de 60 anos para 2050 é de 64 milhões de pessoas. No ano 2.000, essa população era de quase 15 milhões de idosos. O envelhecimento é inevitável, mas é possível garantir que a passagem do tempo não comprometa a saúde e o bem-estar.
É natural que, com os anos, ocorra a diminuição da massa muscular, dos hormônios e de outros componentes do corpo, como a elasticidade do tecido conjuntivo. Estes fatores atingem diretamente a mobilidade dos idosos e comprometem atividades simples do dia a dia, como se alimentar ou se vestir. Os principais sintomas apresentados, com o passar do ano, são:
– Fraqueza muscular;
– Degeneração articular;
– Dores e cansaço;
– Diminuição da agilidade;
– Falta de equilíbrio.
Além de diminuir a qualidade de vida, essas alterações podem causar complicações como, por exemplo, fraturas e traumatismos por quedas. A fisioterapia pode ser uma aliada de um envelhecimento com mais saúde e bem estar, pois é o Fisioterapeuta quem possui conhecimento especializado e capacitação para melhorar o quadro de saúde.
Com a atuação do fisioterapeuta, é possível minimizar as consequências da idade avançada e oferecer mais qualidade de vida e autonomia para o dia a dia. Além de prevenir ou diminuir problemas cardiovasculares e pulmonares, fortalecer a musculatura e manter a densidade óssea, entre outros benefícios.
Entre em contato com a Santa Clínica e conheça mais!