O Treino Locomotor Intensivo é uma abordagem da Fisioterapia Neurofuncional, composta de um conjunto de atividades que priorizam a aquisição ou o aprimoramento da marcha. Para isso, define condutas relacionadas ao objetivo estabelecido – que pode ser a melhora da mobilidade das articulações, o fortalecimento muscular, o aumento da resistência, melhora do controle postural, aumento do número de passos, entre outras – e utiliza como um dos recursos para atingir esses objetivos, a esteira, podendo ou não ser usada com suporte de peso corporal.
Esta abordagem é uma terapia para crianças e adultos que possuem dificuldade ou alteração da marcha devido sequelas neurológicas como a paralisia cerebral, síndrome de down, lesão medular, acidente vascular cerebral, entre outros.
O treinamento locomotor está baseado em quatro principais pilares, sendo eles:
- Intensivo, com treinamento diário, por pelo menos três semanas;
- Específico, pois o Fisioterapeuta define atividades específicas para cada paciente;
- Dinâmico, com diferentes modalidades de exercícios;
- Motivacional, com participação efetiva do paciente e da família.
Isto porque o objetivo do tratamento é estimular o Sistema Nervoso Central, a partir das aferências sensoriais, dos posicionamentos e movimentos adequados. Desta forma, é possível proporcionar a atividade e reaprendizado dos movimentos de padrões de marcha. Para cada paciente, as atividades são personalizadas e estimulam a participação do paciente da família.