BLOG

Rua Anitápolis, 337 - Esq. com a R. Dom Felipe - Vila Real 88337-520 - Balneário Camboriú
(47) 98480-4003
(47) 3363-4003
Uso da Plataforma Vibratória em pacientes com quadros de doenças neurológicas

Uso da Plataforma Vibratória em pacientes com quadros de doenças neurológicas

A Plataforma Vibratória é um equipamento que vem sendo empregado junto à Fisioterapia para auxiliar o tratamento de doenças neurológicas, como a Doença de Parkinson, por exemplo. A plataforma transmite vibrações para o corpo do paciente para ajudar na minimização dos sintomas como a falta de equilíbrio e a marcha.

De um modo geral, a vibração é um movimento alterado do corpo em relação ao seu centro de equilíbrio. A Plataforma Vibratória, como é utilizada para fins terapêuticos, produz vibrações constantes em forma sinusoidal.

Esta técnica é utilizada em programas de reabilitação, da seguinte maneira: o paciente se posiciona em cima de uma base que gera vibrações em diversas frequências e amplitudes. Estas vibrações são transmitidas ao corpo, estimulando os fusos musculares. Desta forma, a ativação dos fusos produz um reflexo vibratório tônico que ativa os motoneurônios e gera uma maior produção de força e potência.

A plataforma possibilita uma série de resultados:

  • Ganho da força, potência e resistência muscular;
  • Relaxamento muscular;
  • Aumenta a capacidade de recuperação contra lesões;
  • Melhora o funcionamento do Sistema Nervoso;
  • Melhora a coordenação e o equilíbrio;
  • Ativa o sistema de drenagem linfática;
  • Proporciona o fortalecimento dos tecidos, em geral.

Esta opção de tratamento também reduz a osteoporose, combate a artrose e outras doenças articulares e ósseas, melhora a circulação sanguínea, regulariza a pressão arterial e a função cardiovascular.

A técnica não apenas fortalece o corpo, como também apresenta excelentes resultados no tratamento de alterações de equilíbrio e coordenação. Também permite uma maior percepção do indivíduo sobre o seu próprio corpo e favorece um melhor controle do movimento. Pacientes pós Acidente Vascular Cerebral (AVC), com diagnóstico de Doença de Parkinson, lesão medular, paralisia cerebral, Síndrome de Down e outras doenças neurológicas apresentam excelente evolução clínica após o tratamento na Plataforma Vibratória.

A equipe da Santa Clínica é capacitada e treinada para realizar o tratamento com a Plataforma Vibratória, sendo este um dos métodos que compõem o conjunto de recursos utilizados durante os tratamentos. Conheça a nossa equipe!

COMPARTILHAR:

VEJA TAMBÉM: