A Estimulação Infantil reúne um conjunto de técnicas que visam potencializar as funções cerebrais através de jogos, exercícios e atividades que beneficiem o aspecto intelectual e físico das crianças. Quando a estimulação é feita desde que são bebês, eles aproveitam a capacidade de aprendizagem e de adaptação ao meio de uma forma mais rápida e intensa.
Para compreender os conceitos da Estimulação Infantil, é imprescindível compreender o amadurecimento humano, que acontece através da aprendizagem. Nosso cérebro é adaptável e é o aprendizado que permite o desenvolvimento de habilidades. Por isso, a estimulação é importante, pois une a capacidade de aprendizagem com a adaptabilidade do cérebro.
A Estimulação Infantil, portanto, é uma forma de orientar o potencial e a capacidade dos bebês. As técnicas empregadas abrem um leque de possibilidades, oportunidades e experiências que os fazem explorar o mundo, adquirir destreza e habilidades de forma mais natural.
Todas as crianças podem experimentar os benefícios da estimulação infantil e, para isso, deve-se reconhecer e motivar o potencial de cada criança, individualmente, e apresentar atividades e objetivos que estimulem o desenvolvimento motor e o aprendizado. Os benefícios da estimulação são muitos, com a criança:
- Adquirindo a excelência física;
- Tornando-se mais equilibrada;
- Adquirindo mais interesses;
- Desenvolvendo a capacidade de resolução de problemas, de criatividade e de imaginação.
O desenvolvimento infantil se dá através de um processo multidimensional e integral, que engloba o crescimento físico, a maturação neurológica, o desenvolvimento comportamental, sensorial, cognitiva e de linguagem. Por isso, é importante estar atento à fase em que a criança se encontra, identificando a necessidade de realizar intervenções em prol do desenvolvimento.