A Fisioterapia Aquática é um recurso da Fisioterapia que utiliza as propriedades da água para a reabilitação do paciente. Ela é realizada em piscina aquecida para oferecer mais conforto ao paciente e favorecer a amplitude dos movimentos, pois a água facilita as atividades, pois é capaz de suportar o peso do corpo.
Para favorecer a reabilitação, a prática deve ser feita por um Fisioterapeuta, sendo geralmente indicada após problemas ortopédicos, esportivos, neurológicos e reumáticos, por exemplo. As patologias comumente tratadas com a Fisioterapia Aquática são:
- AVC,
- Paralisia cerebral
- Hérnia de disco,
- Cervicalgias,
- Lombalgias,
- Bursites,
- Artrose,
- Fraturas, entre outras.
O grande destaque da prática é que ela pode ser realizada por pacientes de todas as atividades. As doenças associadas ao envelhecimento, como a Doença de Parkinson e a Osteoporose por exemplo, podem ser tratadas com a Fisioterapia Aquática.
De um modo geral, os benefícios dessa intervenção incluem o desenvolvimento e melhora da coordenação motora, melhora do tônus muscular, do equilíbrio, do controle, do planejamento motor, a reeducação postural, melhoria no equilíbrio e na flexibilidade.
É Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática?
Esta dúvida é muito comum. Hidroterapia é um termo amplo, sendo Fisioterapia Aquática o termo correto para a prática. Vale lembrar que a Fisioterapia Aquática deve ser realizada sempre por um Fisioterapeuta, em clínicas especializadas.
Na Santa Clínica, você encontra profissionais especializados e uma piscina preparada para a Fisioterapia Aquática. Conheça a nossa clínica e encontre o tratamento mais eficaz!