O desenvolvimento infantil se dá através de um processo multidimensional e integral, que engloba o crescimento físico, a maturação neurológica, o desenvolvimento comportamental, sensorial, cognitiva e de linguagem. A criança, em relação com o que o rodeia, desenvolve as capacidades psicomotoras, evoluindo em etapas sucessivas desde o nascimento.
A avaliação do desenvolvimento é feita de acordo com vários parâmetros como:
- Capacidade motora,
- Desenvolvimento intelectual,
- Comportamento social,
- Percepção visual e auditiva,
- Linguagem, entre outros.
Na Fisioterapia, não falamos de “idade máxima”, mas sim “idades chaves” ou “idades limites” para indicar a idade que a grande maioria das crianças já atingiram determinada etapa. Essa noção é muito importante pois significa que, em determinada idade, quase todas as crianças já atingiram determinada etapa e exige que, caso isso não se verifique, a criança seja avaliada por um profissional.
Porém, não existe uma norma para o desenvolvimento infantil, apenas indicativos com as médias de bebês da mesma idade. Um exemplo é o andar: em média, 25% das crianças conseguem sozinhas por volta dos 11 meses; 50% já caminham aos 12 meses; e 75% consegue andar aos 13 meses. No entanto, 97% andam sozinhas até os 18 meses. Os 18 meses representam a “idade limite” para andar, e após isto a criança deve ser acompanhada por profissionais.
É importante que os pais estejam atentos ao desenvolvimento das crianças, sempre buscando auxílio de profissionais especializados. Neste artigo do Ministério da Saúde, você confere algumas dicas para estimular o seu filho, de acordo com a idade dele.
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