BLOG

Rua Anitápolis, 337 - Esq. com a R. Dom Felipe - Vila Real 88337-520 - Balneário Camboriú
(47) 98480-4003
(47) 3363-4003

Integração Sensorial e a Terapia Ocupacional

A Integração Sensorial é uma técnica de tratamento que foi preconizada pela terapeuta ocupacional americana Jean Ayres, dirigida a crianças que apresentavam distúrbio de aprendizagem, disfunções neurológicas, e transtorno do desenvolvimento infantil como a Paralisia Cerebral, Sindromes, Retardo do Desenvolvimento Neuro Psico Motor (DNPM), o Autismo e o Transtorno do Defict de Atenção e Hiperatividade (TDAH), por exemplo.

O desenvolvimento da integração sensorial tem início no período pré-natal, nessa fase a interocepção predomina. No 1° ano de vida o processamento vestibular e somato sensorial são mais intensos, seguidos do período da primeira infância (2 a 7 anos) em que o desenvolvimento da práxis e do planejamento motor em concomitância com o desenvolvimento da auto regulação, cognição e habilidades sociais acontecem de forma integrada e promovem a integração dos sentidos, permitindo que a criança organize as informações sensoriais recebidas do ambiente.

O sistema nervoso central é responsável por interpretar todas as informações sensoriais do meio ambiente. Sempre que temos uma resposta exagerada ou pobre a um determinado estímulo, estamos diante de uma hiperreatividade, ou hiporeatividade,

A terapia de Integração sensorial é utilizada com crianças que apresentam disfunções sensoriais que interfiram no desempenho das atividades da vida diária, escolar, no convívio social e em questões emocionais desencadeadas por alterações sensoriais.

Para aplicação desta técnica de tratamento é necessário um setting terapêutico com estruturas e equipamentos suspensos para promover movimentos que ativam os sistemas sensoriais.

Fazem parte deste ambiente, balanços, redes, trapézio, câmara de pneu, escorregador, piscina de bolinha, escalada, tirolesa, além de materiais que promovam distintas experiências táteis.

O TERAPEUTA OCUPACIONAL especializado em INTEGRAÇÃO SENSORIAL de AYRES poderá intervir e promover melhora na regulação do estado de alerta da criança levando a uma melhora nas respostas comportamentais, emocionais e no desempenho de suas Atividades de Vida Diária.

COMPARTILHAR:

VEJA TAMBÉM: