T
O autismo se manifesta e se desenvolve de formas diferentes e por isso, é importante que se tenha uma equipe multiprofissional para atuar no cuidado e na melhoria da qualidade de vida da pessoa com o Transtorno do Espectro Autista. Dessa forma, cada profissional terá o seu olhar, abrindo um leque de intervenções para analisar as diferentes opções de abordagem que se adeque a criança, a família e o momento em que se encontram a partir da área que compete a cada profissional. É importante destacar que esse time de profissionais não é um time fechado e sim, estabelecido e construído a partir da necessidade de cada paciente.
O psicólogo é um dos profissionais que faz parte desta equipe desde o início, por dominar ser conhecedor do comportamento humano, analisando e compreendendo os fenômenos psíquicos e emocionais e principalmente ter compreensão sobre o desenvolvimento humano, que é uma qualificação de extrema importância no tratamento do autismo.
O tratamento com o profissional de psicologia vai estimular a criança através de intervenções afim de que o cérebro se organize novas memorizações e aprendizados. Desse modo, o psicólogo auxilia no processo de avaliação e diagnóstico, acolhimento e orientação psicológica familiar, desenvolvimento de habilidades sociais, desenvolvimento de habilidades cognitivas, no apoio escolar, entre outros.