Há 5 anos atrás, quando começamos a atender crianças autistas na Santa Clínica, muito pouco se ouvia falar a respeito e fomos pioneiros em utilizar e acreditar na fisioterapia como um dos tratamentos para o autismo.
Ainda hoje, muitos médicos e pediatras não encaminham crianças com espectro autista para FISIOTERAPIA. Na verdade, a intervenção no autismo requer uma equipe multidisciplinar. Isso significa que profissionais de várias áreas são responsáveis pela melhora da pessoa autista: neuropediatra, psicopedagogo, psicomotricistas, pedagogo, pediatra, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, entre outros. No entanto, o foco hoje é a atuação dos fisioterapeutas, que pode ter um impacto extremamente benéfico na qualidade de vida dos pacientes.
As crianças com TEA possuem alguns desafios em muitas áreas da sua vida. Além de atrasos no desenvolvimento, a maioria tem baixa tonificação muscular e grandes dificuldades de coordenação motora (correr, chutar, lançar, etc). Estas questões podem interferir tanto no funcionamento básico do dia a dia, quanto no desenvolvimento social e físico.
QUAL O OBJETIVO DA FISIOTERAPIA NO TEA?
- Aquisição de habilidades motoras;
- Alinhamento postural;
- Promover vivências sensórias;
- Estimular o equilíbrio;
- Estimular a coordenação;
- Estimular a marcha;
- Aquisição de independência;
- Aquisição de aptidões;
- Estimular a relação com os outros com segurança e confiança;
- Estimular a adaptar-se à sociedade;
- Prevenção de vícios posturais (marcha na ponta dos pés e sentar em “W”).
QUAL A INDICAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO TEA?
- Atraso no desenvolvimento;
- Tônus muscular baixo (Hipotonia) ou moderado;
- Planejamento motor;
- Coordenação motora;
- Dificuldade na estruturação do esquema e imagem corporal;
- Assimetria de movimento;
- Alteração no equilíbrio;
- Alteração postural;
- Hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente;
- Falta de coordenação motora axial e apendicular;
- Dificuldade na estruturação do esquema corporal;
- Falta de controle axial;
- Controle postural pobre;
- Lentidão das respostas motoras;
- Marcha na ponta dos pés;
- Encurtamento dos rotadores internos de quadril.
QUAIS AS ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO DA FISIOTERAPIA NO TEA?
- Estimulação sensorial;
- Mobilização da articulação tíbio-társica;
- Liberação miofascial de gastrocnêmio e sólear;
- Alongamento de músculos encurtados;
- Fortalecimento dos dorsoflexores;
- Treino de equilíbrio e propriocepção;
- Treino de marcha;
- Coordenação motora;
- Recursos de integração sensorial;
- Pilates adaptado na neuroreabilitação;
- Plataforma vibratória;
- Circuitos psicomotores – Psicomotricidade;
- Hidroterapia.
-Exercícios de psicomotricidade e hidroterapia são bastante empregados nas intervenções de autismo realizadas na Santa Clínica®, apresentando resultados bastante satisfatórios em muitos pacientes.
QUANDO INICIAR O TRATAMENTO?
Normalmente, a partir dos 6 meses a criança já começa a apresentar alguns sinais muito sutis, como não atender ao chamado da mãe ou então a falta de interação durante o aleitamento materno. Essas diferenças de comportamento muitas vezes não são percebidas logo de imediato e muitos sintomas apenas são percebidos perto dos 2 anos, que podem variar desde a dificuldade com a coordenação, a falta de força muscular e de equilíbrio.
O profissional de fisioterapia atua diretamente em funções determinantes para a vida da criança e adolescente com autismo; e até mesmo adultos. É importante ressaltar que quanto antes o tratamento iniciar, maiores são as chances de uma evolução bem-sucedida existir.
FISIOTERAPIA E A RELAÇÃO COM OS PAIS
No caso das habilidades motoras, o fisioterapeuta atua em funções básicas, como andar, sentar, ficar de pé, jogar, rolar, tocar objetos, engatinhar e a se locomover de maneira geral, atuando, principalmente, na melhora da qualidade de vida da criança. Além disso, também podem trabalhar com os pais para ensinar técnicas para ajudar os filhos a desenvolver força muscular, coordenação e habilidades motoras através de exercícios que possam também ser replicados no ambiente doméstico.
FISIOTERAPIA E O AMBIENTE ESCOLAR
Já em ambientes escolares, os fisioterapeutas podem fazer com que as crianças trabalhem com eles individualmente, ou encorajá-las a participar nos ambientes ou em situações da vida real. Não é incomum que um fisioterapeuta crie grupos, juntando vários tipos de crianças, para trabalhar nos aspectos sociais das capacidades físicas. Fisioterapeutas também podem trabalhar juntamente com os professores de educação especial e auxiliares, professores de educação física e pais, para fornecer ferramentas para a construção de habilidades sociais e físicas.
APLICAÇÃO DO MÉTODO BOBATH
Na Santa Clínica, trabalhamos com o método Bobath, responsável por resultados muito satisfatórios nos tratamentos de autismo. Importante salientar que tal técnica não surgiu para a intervenção no autismo, mas para casos envolvendo derrames cerebrais e paralisias infantis. Além disso, o método pode ser empregado em crianças e adultos.
Os fisioterapeutas entram com o método Bobath para a atuação em detalhes imprescindíveis na vida do autista. O trabalho na coordenação é uma das prerrogativas. Além disso, a adequação do corpo a uma postura (física) mais saudável é o ponto-chave da técnica Bobath. Ela é responsável por:
- Aumentar o controle sobre a postura;
- Simetria do corpo;
- Variar as posturas;
- Alongamento;
- Aumentar ou diminuir tônus muscular;
- Estimular extensão de cabeça, tronco e quadril nas crianças hipotônicas;
- Estimular a reação de proteção e equilíbrio;
- Trabalhar as rotações do tronco.
AUTISMO NA SANTA CLÍNICA®
Sendo pioneiros na intervenção da fisioterapia para pacientes autistas, acreditamos e vivenciamos os diversos benefícios trazidos por este tratamento em pacientes autistas.
Nossos profissionais possuem formação no método ABA. Dentre as abordagens da psicologia, o ABA tornou-se a mais indicada pelos especialistas. O termo ABA é a abreviação para o termo em inglês: Applied Behavior Analysis. É conhecida também como Análise do Comportamento Aplicada. Em resumo, o ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos. A Associação para a Ciência do Tratamento do Autismo dos Estados Unidos, afirma que a terapia ABA é o único tratamento que possui evidência científica suficiente para ser considerado eficaz.
Possuímos também, uma ampla estrutura preparada para oferecer o maior número de experiências possíveis para o desenvolvimento da pessoa com autismo.
É válido reiterar que cada caso é único, então os resultados também são diferentes para cada paciente. Mas o que se torna consenso é que o autista pode ter uma vida muito melhor sempre que as intervenções forem realizadas por profissionais multidisciplinares e houver acompanhamento dos pais.
O autista é uma pessoa especial que merece atenção, dando para ele as melhores estruturas e condições para que possam levar uma vida mais próxima do normal.
Percebe‑se que a fisioterapia motora tem grande importância na qualidade de vida não só da criança, mas de todos que com ela convivem, melhorando habilidades motoras, posturas, concentração, independência, integração social e inúmeras outras funções da vida diária.
Referência: Verywell Health.