BLOG

Rua Anitápolis, 337 - Esq. com a R. Dom Felipe - Vila Real 88337-520 - Balneário Camboriú
(47) 98480-4003
(47) 3363-4003

FISIOTERAPIA NO TEA

Já falamos bastante sobre este tema aqui, mas em vista dos resultados que vamos conquistando dia após dia, com cada paciente, não podemos deixar de registrar mais uma vez sobre a importância da fisioterapia no desenvolvimento de crianças autistas.

A Fisioterapia tem um papel fundamental junto à equipe multidisciplinar, trazendo resultados desde a estimulação precoce de bebês em alerta até o desenvolvimento dos indivíduos com diagnóstico fechado, pois a atividade motora influencia diretamente no desenvolvimento global da criança, aumentando a consciência de si mesma e do mundo exterior, auxiliando futuramente na conquista de sua independência (Rosa Neto 2002). 

Sabemos que muitas vezes, fechar um diagnóstico de TEA pode ser bastante demorado, mas lembramos aos pais que iniciem, o quanto antes, as intervenções necessárias pois quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores as chances de evolução e independência da criança autista.

Na Santa Clínica®, utilizamos todos os recursos disponíveis nos tratamentos de TEA, dando atenção principal aos exercícios de psicomotricidade e hidroterapia que são bastante empregados nas intervenções de autismo e apresentando resultados bastante satisfatórios em muitos pacientes.

Vamos listar aqui abaixo as principais indicações da fisioterapia no TEA:

  • Atraso no desenvolvimento;
  • Tônus muscular baixo (Hipotonia) ou moderado;
  • Planejamento motor;
  • Coordenação motora;
  • Dificuldade na estruturação do esquema e imagem corporal;
  • Assimetria de movimento;
  • Alteração no equilíbrio;
  • Alteração postural;
  • Hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente;
  • Falta de coordenação motora axial e apendicular;
  • Dificuldade na estruturação do esquema corporal;
  • Falta de controle axial;
  • Controle postural pobre;
  • Lentidão das respostas motoras;
  • Marcha na ponta dos pés;
  • Encurtamento dos rotadores internos de quadril.

Sendo pioneiros na intervenção da fisioterapia para pacientes autistas, a Santa Clínica® acredita e vivencia, há mais de 5 anos, os diversos benefícios trazidos por este tratamento em pacientes autistas. Fomos a primeira clínica em nossa região a introduzir terapias tanto na água como no solo focadas no tratamento do TEA. Por este motivo, queremos mais uma vez chamar a atenção para todos os papais, mamães e responsáveis por crianças autistas, que ainda hoje, muitos profissionais não encaminham (ou encaminham muito tarde) os pacientes já diagnosticados para a FISIOTERAPIA, concentrando as atividades normalmente em Psicologia, Terapia Ocupacional e Fono que também são extremamente necessárias.

Ressaltamos aqui, que a FISIOTERAPIA tem sim papel fundamental dentro do tratamento multidisciplinar para autismo. Por mais que a criança ande, com o crescimento podem aparecer diversas situações que poderiam ter sido evitadas se a fisioterapia tivesse sido iniciada desde o diagnóstico, como deformidades ou dificuldades motoras.

Nossos profissionais possuem formação no método ABA. Dentre as abordagens da psicologia, o ABA tornou-se a mais indicada pelos especialistas. O termo ABA é a abreviação para o termo em inglês: Applied Behavior Analysis. É conhecida também como Análise do Comportamento Aplicada. Em resumo, o ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos. A Associação para a Ciência do Tratamento do Autismo dos Estados Unidos, afirma que a terapia ABA é o único tratamento que possui evidência científica suficiente para ser considerado eficaz.

Possuímos também, uma ampla estrutura preparada para oferecer o maior número de experiências possíveis para o desenvolvimento da pessoa com autismo.

É válido reiterar que cada caso é único, então os resultados também são diferentes para cada paciente. Mas o que se torna consenso é que o autista pode ter uma vida muito melhor sempre que as intervenções forem realizadas por profissionais multidisciplinares e houver acompanhamento dos pais.

O autista é uma pessoa especial que merece atenção, dando para ele as melhores estruturas e condições para que possam levar uma vida mais próxima do normal.

Percebe‑se que a fisioterapia motora tem grande importância na qualidade de vida não só da criança, mas de todos que com ela convivem, melhorando habilidades motoras, posturas, concentração, independência, integração social e inúmeras outras funções da vida diária.

Este é o motivo do nosso ALERTA! A fisioterapia pode melhorar muito a vida do autista e este assunto precisa ser amplamente divulgado! Se você tem um filho ou filha autista, ou conhece alguém que tenha, compartilhe esse post! A fisioterapia precisa ser incluída como parte fundamental do tratamento para TEA.

COMPARTILHAR:

VEJA TAMBÉM: