O termo Caminhar é definido como a habilidade de andar de um lugar para outro, com ou sem um instrumento de apoio. Locomoção é a habilidade de se transportar de um local para outro. No desenvolvimento humano, a mobilidade independente começa com o engatinhar e progride até o colocar-se de pé e andar.
No desenvolvimento típico, o ato de engatinhar começa aproximadamente aos nove meses de idade e andar entre os doze e dezoito meses. Quando uma criança típica começa a andar, ela começa a desenvolver uma conexão com o meio-ambiente que vai se tornando cada vez mais forte. Quando uma criança se põe de pé, ela está no mesmo nível que o resto do mundo ao seu redor, o que permite uma melhor interação com as pessoas e objetos de seu ambiente.
Ainda hoje, vemos que muitas vezes as crianças atípicas não são incentivadas a replicar as mesmas ações apresentadas pelas crianças típicas em seu desenvolvimento. Mesmo que o bebê não engatinhe, é extremamente válido que ele seja colocado na posição de pé, e melhor ainda se for assistido para que consiga, através dos aparelhos indicados (parapodium, andadores, esteiras e entre outros), dar seus primeiros passos para que possa ativar seus membros inferiores e obter descarga alternada de peso.
Além disso, fazer com que os bebês deem seus primeiros passos, inibe drasticamente problemas de luxação de quadril que são bastante frequentes em crianças com PC.
O corpo humano foi feito para ficar de pé. Nossos ossos, músculos, órgãos e sistema nervoso funcionam otimamente quando estamos eretos, seja andando ou de pé. A articulação do quadril começa em uma posição antevertida antes do caminhar, e o alinhamento normal do quadril ocorre através do desenvolvimento da marcha no primeiro ano de vida. A alteração do ângulo e rotação da cabeça do fêmur durante o desenvolvimento ocorre com o movimento ativo na extensão do quadril e rotação externa, assim como através da sustentação do peso. Quando em pé, as mudanças na posição do quadril assentam melhor a cabeça do fêmur na articulação do quadril, resultando em uma estrutura de quadril mais estável.
Benefícios do Treinamento de Mobilidade Precoce
-Promove o desenvolvimento das articulações e dos ossos;
-Previne contraturas e aumenta o movimento;
-Melhora a função pulmonar;
-Melhora o funcionamento do intestino e da bexiga;
-Melhora a circulação;
-Diminui a constipação;
-Diminui a espasticidade / rigidez muscular;
-Diminui o risco de escaras (feridas por pressão);
-Beneficia o desenvolvimento da cognição pela exploração do ambiente;
-Melhora a consciência visual;
-Melhora aspectos socioemocionais e psicológicos;
-Promove um estilo de vida mais ativo.
Além de todos os benefícios físicos citados, vale ressaltar que quando a pessoa fica de pé, há um aumento natural da percepção e consciência. Estar de pé estimula o sistema de ativação reticular no tronco encefálico e permite que haja maior atenção e engajamento nas interações. O sistema de ativação reticular é afetado por muitos tipos de estímulo, especialmente as variações vestibulares e proprioceptivas que ocorrem quando se está de pé ou andando. Esse aumento de estímulo para a ação é muito benéfico para o aprendizado e desenvolvimento durante toda infância.
Os benefícios da locomoção por si mesma são imensos para o desenvolvimento cognitivo, social e psicológico da criança. A experiência motora por iniciativa própria ajuda a desenvolver a maturação do sistema nervoso central, promove um novo nível de autoconsciência, diminui os padrões de apego aos cuidadores e aumenta as interações. Isto permite à criança desenvolver um senso de competência e iniciativa, e dá a ela uma nova capacidade de lidar com as pressões do ambiente.
Na Santa Clínica®, pacientes com PC são colocados em pé desde os 9 meses, mesmo que não haja controle total da cabeça pois o ato de ficar de pé independe da ocorrência de algum marco motor determinado. Buscamos proporcionar todas as vivências de uma criança típica para as crianças atípicas de mesma faixa etária, ou seja, se uma criança típica está ficando em pé com 9 meses e andando com 1 ano, é o mesmo que vamos trabalhar com os bebês atípicos.
Muitos profissionais ainda procuram fazer com que as crianças atípicas sigam a mesma sequência de marcos motores das crianças típicas, como por exemplo, engatinhar para depois caminhar; mas ignoram o fato de que muitos destes bebês podem nunca chegar a engatinhar, então por que não usarmos tudo que está ao nosso alcance para que fiquem de pé e comecem a trocar os primeiros passinhos? Aqui na nossa clínica tudo isso é realizado, independentemente do nível do GMFCS, nossos pacientes estarão experimentando e vivenciando todas as atividades disponíveis como esteira, andador, triciclo e outros, sempre respeitando os limites e a evolução de cada paciente.
Em nosso espaço, também possuímos uma ampla estrutura totalmente adaptada e acessível, para que nossos pacientes e seus familiares tenham tranquilidade, conforto e segurança em todas as etapas do tratamento.
De acordo com estudos, percebemos que a mobilidade precoce através do uso apropriado de aparelhos específicos, pode ser verdadeiramente muito vantajosa, concedendo ganhos em muitos níveis aos pacientes e seus familiares. Bebês com paralisia cerebral precisam ser estimulados e incentivados a replicar as etapas de desenvolvimento apresentadas por crianças típicas. Aqui na Santa Clínica® isso é possível!
Vale lembrar que somente será contra indicado colocar a criança em pé, se houver alguma alteração de RX de quadril em que o tratamento seja cirúrgico, como em alguns casos de luxação. Isso somente um bom médico poderá avaliar.