A Fisioterapia Neurofuncional Intensiva tem como base as teorias do aprendizado motor, no qual para o aprendizado adequado do movimento é preciso muita repetição, intensidade e variabilidade de estímulo para reorganizar todo o corpo. A aplicação do estímulo repetitivo e intenso favorece a plasticidade neuronal auxiliando no controle motor.
Os parâmetros deste programa foram estabelecidos após estudos observarem que programas com menor duração não alcançavam o potencial máximo de recuperação do sistema nervoso e do corpo de maneira geral. Outros estudos, por sua vez, chegaram à conclusão que um tempo maior favoreceria a exaustão dos sistemas corporais, sem maiores benefícios ao praticante.
Assim como nos atletas, quanto mais se treina, maior o desempenho. E é justamente esse o objetivo da Fisioterapia Neurofuncional Intensiva, porém sempre respeitando os limites de cada paciente. Justamente por esse motivo, cada tratamento é único e individualizado, visando sempre os objetivos específicos daquele paciente ou família.
As condições neurológicas que podem ter benefícios com o protocolo de fisioterapia neurofuncional intensiva são:
• paralisia cerebral;
• síndrome de Down;
• acidente vascular encefálico;
• traumatismo crânio-encefálico;
• lesão medular, entre outros.
COMO FUNCIONA A TERAPIA NEUROFUNCIONAL INTENSIVA?
O plano terapêutico é definido a partir de uma avaliação inicial para que os objetivos e condutas sejam traçados a partir da necessidade particular de cada paciente.
A fisioterapia intensiva utiliza um combinado de técnicas e métodos e possui a duração de duas a quatro horas por dia, cinco dias na semana, ao longo de quatro semanas (20 dias). Depois desse período recomenda-se que o paciente continue com o tratamento tradicional para manter os ganhos adquiridos durante o intensivo. E, se for necessário, realize novos intensivos desde que se julgue necessário. Sempre respeitando os limites e a tolerância de cada paciente.
Na Santa Clínica®️, utilizamos como atividades para terapia intensiva todas as técnicas, recursos e equipamentos que estão a nossa disposição atualmente, como esteiras adaptadas para treino locomotor, gaiola de habilidades, integração sensorial, terapia ocupacional, theratogs, vestes terapêuticas, plataforma vibratória, headpoad, faixas, e entre outras.
A fisioterapia intensiva é considerada bastante segura porque os parâmetros foram estabelecidos baseados em estudos científicos que observaram que os maiores ganhos funcionais em pacientes neurológicos foram obtidos seguindo-se protocolos que realizavam treinamentos específicos durante 3h, por cinco dias na semana, em quatro semanas seguidas (NEVES et al., 2014). Além disso, as atividades propostas se baseiam no que o paciente é capaz ou não de fazer, sendo ele o responsável por ditar o ritmo de realização das tarefas, uma vez que sempre são respeitados os limites e a tolerância do paciente em cada atividade.
Nossa equipe de fisioterapeutas possui formação no Conceito Evolutivo Bobath, que é uma abordagem de resolução de problemas para avaliação e tratamento de indivíduos com disfunções do sistema nervoso central que possuem alterações na função, movimento e controle postural. Essa abordagem tem evoluído a mais de 50 anos e hoje tem embasamento, em parte no conhecimento científico sobre controle motor, aprendizagem motora, plasticidade neuronal e muscular e biomecânica, baseado em evidências, e em parte na experiência clínica de profissionais especialistas que levam em conta as necessidades dos pacientes.
Faz-se importante também ressaltar que nossa clínica possui espaços amplos e está completamente equipada a fim de permitir que os pacientes vivenciem o maior número de experiências possíveis, dentro do planejamento preparado para cada indivíduo a fim de potencializar os resultados de cada tratamento intensivo realizado. Além disso, estamos aptos a receber pacientes com ou sem dificuldade de locomoção, contando com rampa de acesso, elevador, fraldários e uma estrutura 100% acessível que permitirá o bem estar dos pacientes e familiares durante todo o tratamento.
No final de cada intensivo é esperado que o paciente melhore seu alinhamento postural, realize movimentos que antes não fazia, melhore questões de equilíbrio e coordenação, além de ganho de força muscular e condicionamento cardiorrespiratório. E, o mais importante, está no fato do programa proporcionar maior qualidade de vida e independência.
Tem interesse em saber mais sobre nosso programa de Terapia Intensiva? Entre em contato conosco! Nosso programa é destinado a adultos e crianças pois acreditamos que não existe limite de idade para evoluir!