O desenvolvimento infantil pode e deve ser acompanhado e medido, como uma estratégia de prevenção da saúde da criança. São vários os eixos que permitem a verificação do desenvolvimento, como o cognitivo, por exemplo.
O desenvolvimento cognitivo faz referência a tudo que está relacionado ao conhecimento, a processar informações com a finalidade de perceber, integrar compreender e responder adequadamente aos estímulos do ambiente. Os estudos mostram que existe uma sequência evolutiva no processo cognitivo, sendo as etapas do desenvolvimento infantil.
Estimular o desenvolvimento cognitivo infantil é uma tarefa que cabe aos pais e a todos que convivem com a criança, existindo diversas maneiras de auxiliar com que a criança aprimore as habilidades motoras e intelectuais. Separamos algumas habilidades importantes que devem ser notadas nas crianças, conforme a sua idade:
1 a 2 anos
- Colocar objetos dentro de um recipiente, seguindo instrução verbal e retira um a um;
- Rabiscar papel;
- Identificar algumas partes do corpo;
- Associar objetos iguais;
- Reconhecer figura ou pessoa conhecida;
- Folhear livros e revistas;
- Reconhecer a si em fotografia.
2 a 3 anos
- Encontrar objetos iguais;
- Realizar encaixes de três peças;
- Imitar desenhando um círculo;
- Construir torre de até 6 blocos;
- Nomear gravura do seu dia a dia;
- Montar quebra cabeça com duas peças;
- Ter noção de cores e grandeza (grande x pequeno);
- Fazer pareamento de 3 cores;
- Combinar forma geométrica com a figura correspondente.
3 a 4 anos
- Montar quebra cabeça de 5 partes;
- Construir torre de até 10/12 blocos;
- Discriminar e nomear cores, formas, tamanho e comprimento;
- Identificar várias partes do corpo;
- Noção de mais leve e pesado;
- Vestir-se sozinho com pequeno auxílio.
4 a 5 anos
- Identificar detalhes em objetos e desenhos;
- Relacionar objetos desenhados;
- Identificar diferentes cores;
- Montar quebra cabeça de 6 partes;
- Noções de sequência lógica;
- Desenhar quadrado e triângulo;
- Desenhar pessoa (6 partes);
- Cortar, pintar e colar;
- Compreender regras simples de uma atividade;
- Vestir-se sem auxílio.
6 a 7 anos
- Conhecer direita e esquerda em a sua frente;
- Perceber e combina figuras abstratas;
- Memória visual;
- Descrever e interpretar cores;
- Desenhar figura simples.
Quando falamos de desenvolvimento cognitivo, estamos nos referindo a um conjunto de habilidades e competências mentais que são aperfeiçoadas com os estímulos. Essas capacidades são inerentes aos seres humanos, porém precisam ser refinadas através da aprendizagem. O desenvolvimento infantil é a fase inicial deste processo de lapidação e uma das mais importantes.
Diversos fatores podem prejudicar o desenvolvimento da criança, entre eles a prematuridade, baixo peso, infecções (como a meningite), distúrbios neurológicos (hidrocefalia, espinha bífida, anencefalia, microcefalia, Paralisia Cerebral), distúrbios cardiovasculares e respiratórios, por exemplo. Estes fatores aumentam a possibilidade do atraso no desenvolvimento da criança
Os exercícios de estimulação do desenvolvimento cognitivo são utilizados para preservar ou melhorar o desempenho das funções cognitivas da criança. Muitas das atividades realizadas apresentam um componente que trabalha a estimulação cognitiva, sendo fundamental, também, que os pais estimulem a criança em com atividades que favoreçam as habilidades cognitivas da criança, de acordo com a orientação dos terapeutas. Na Santa Clínica você encontra uma equipe multiprofissional para auxiliar neste processo.