BLOG

Rua Anitápolis, 337 - Esq. com a R. Dom Felipe - Vila Real 88337-520 - Balneário Camboriú
(47) 98480-4003
(47) 3363-4003

Desenvolvimento cognitivo em crianças

O desenvolvimento infantil pode e deve ser acompanhado e medido, como uma estratégia de prevenção da saúde da criança. São vários os eixos que permitem a verificação do desenvolvimento, como o cognitivo, por exemplo. 

O desenvolvimento cognitivo faz referência a tudo que está relacionado ao conhecimento, a processar informações com a finalidade de perceber, integrar compreender e responder adequadamente aos estímulos do ambiente. Os estudos mostram que existe uma sequência evolutiva no processo cognitivo, sendo as etapas do desenvolvimento infantil.

Estimular o desenvolvimento cognitivo infantil é uma tarefa que cabe aos pais e a todos que convivem com a criança, existindo diversas maneiras de auxiliar com que a criança aprimore as habilidades motoras e intelectuais. Separamos algumas habilidades importantes que devem ser notadas nas crianças, conforme a sua idade:

1 a 2 anos

  • Colocar objetos dentro de um recipiente, seguindo instrução verbal e retira um a um;
  • Rabiscar papel;
  • Identificar algumas partes do corpo;
  • Associar objetos iguais;
  • Reconhecer figura ou pessoa conhecida;
  • Folhear livros e revistas;
  • Reconhecer a si em fotografia.

2 a 3 anos

  • Encontrar objetos iguais;
  • Realizar encaixes de três peças;
  • Imitar desenhando um círculo;
  • Construir torre de até 6 blocos;
  • Nomear gravura do seu dia a dia;
  • Montar quebra cabeça com duas peças;
  • Ter noção de cores e grandeza (grande x pequeno);
  • Fazer pareamento de 3 cores;
  • Combinar forma geométrica com a figura correspondente.

3 a 4 anos

  • Montar quebra cabeça de 5 partes;
  • Construir torre de até 10/12 blocos;
  • Discriminar e nomear cores, formas, tamanho e comprimento;
  • Identificar várias partes do corpo;
  • Noção de mais leve e pesado;
  • Vestir-se sozinho com pequeno auxílio.

4 a 5 anos

  • Identificar detalhes em objetos e desenhos;
  • Relacionar objetos desenhados;
  • Identificar diferentes cores;
  • Montar quebra cabeça de 6 partes;
  • Noções de sequência lógica;
  • Desenhar quadrado e triângulo;
  • Desenhar pessoa (6 partes);
  • Cortar, pintar e colar;
  • Compreender regras simples de uma atividade;
  • Vestir-se sem auxílio.

6 a 7 anos

  • Conhecer direita  e esquerda em a sua frente;
  • Perceber e combina figuras abstratas;
  • Memória visual;
  • Descrever e interpretar cores;
  • Desenhar figura simples.

Quando falamos de desenvolvimento cognitivo, estamos nos referindo a um conjunto de habilidades e competências mentais que são aperfeiçoadas com os estímulos. Essas capacidades são inerentes aos seres humanos, porém precisam ser refinadas através da aprendizagem. O desenvolvimento infantil é a fase inicial deste processo de lapidação e uma das mais importantes.

Diversos fatores podem prejudicar o desenvolvimento da criança, entre eles a prematuridade, baixo peso, infecções (como a meningite), distúrbios neurológicos (hidrocefalia, espinha bífida, anencefalia, microcefalia, Paralisia Cerebral), distúrbios cardiovasculares e respiratórios, por exemplo. Estes fatores aumentam a possibilidade do atraso no desenvolvimento da criança 

Os exercícios de estimulação do desenvolvimento cognitivo são utilizados para preservar ou melhorar o desempenho das funções cognitivas da criança. Muitas das atividades realizadas  apresentam um componente que trabalha a estimulação cognitiva, sendo fundamental, também, que os pais estimulem a criança em com atividades que favoreçam as habilidades cognitivas da criança, de acordo com a orientação dos terapeutas. Na Santa Clínica você encontra uma equipe multiprofissional para auxiliar neste processo.

COMPARTILHAR:

VEJA TAMBÉM: