BLOG

Rua Anitápolis, 337 - Esq. com a R. Dom Felipe - Vila Real 88337-520 - Balneário Camboriú
(47) 98480-4003
(47) 3363-4003

FISIOTERAPIA OU CAPACETE?

Apesar de muitos pais notarem a assimetria craniana desde cedo, às vezes recebem a orientação de que “vai passar” e acabam não procurando ajuda.

Porém, precisamos estar bastante atentos porque esta informação não é verdadeira quando falamos de bebês com assimetrias mais importantes. Observe e aja pois isso NÃO VAI PASSAR SOZINHO.

A Assimetria Craniana pode ser tratada até 18 meses mas quanto mais tarde, mais longo será o tratamento e dependendo do grau nem toda correção será realizada.

O TRATAMENTO PODE SER REALIZADO APENAS COM FISIOTERAPIA?

SIM, o tratamento da assimetria de crânio pode ser realizado apenas com fisioterapia, desde que o bebezinho chegue antes dos 6 meses e dependentemente do grau.
A fisioterapia já demonstrou ser eficiente em diversos estudos e temos que basear nossos tratamentos em evidências mundiais.

Importante lembrar mais uma vez: não espere que a assimetria passe sozinha! Procure ajuda o mais rápido possível uma vez que o tempo para uma possível correção sem capacete é muito curto. Com isso não queremos dizer que o capacete seja algo negativo mas a ideia é que possamos agir no tempo certo e recuperar todos os movimentos do bebê, que não tem impacto apenas na simetria da cabeça mas em todo seu conjunto de desenvolvimento e habilidades.

RELAÇÃO ENTRE IDADE E CORREÇÃO DA ASSIMETRIA SEM USO DE ÓRTESE

2 MESES – Sim, é possível.

3 MESES –  Sim, é possível.

4 MESES – Sim mas já é mais difícil.

5 MESES – Pode ser que sim e pode ser que não.

6 MESES – Já é hora do capacetinho.

O QUE SÃO OS CAPACETINHOS?

Os “capacetinhos” são órteses cranianas que precisam ser usadas 23 horas por dia e que agem com uma interposição de forças remodelando o formato da cabeça do bebê.

Eles podem ser usados com mais segurança a partir do quarto mês de vida (quando a assimetria é severa), momento em que os bebês apresentam controle cervical suficiente para suportar o peso adicional que a órtese fornece.

QUANDO OS CAPACETES SÃO INDICADOS?

Os capacetes são indicados quando a assimetria é de moderada a severa ou quando o tratamento com o reposicionamento e/ou com a fisioterapia não surtiu nenhum efeito, pois cada bebê é um caso em particular e apresenta uma resposta única.

Já existem estudos que recentemente foram revalidados e que fornecem escalas com os índices que sugerem quando tratamento com a órtese deve ser indicado (plagiocephaly severity scale), além da árvore de decisão clínica que baseia-se em revisões dos estudos realizados e possibilita o monitoramento da resposta.

O CAPACETINHO IRÁ PREJUDICAR O DESENVOLVIMENTO DO MEU BEBÊ?

A resposta é NÃO!

O capacetinho não interfere nas aquisições de marcos motores uma vez que o bebezinho se adapta rapidamente ( o 3D leva 3 dias apenas para adaptação), e continua livre para seguir seu desenvolvimento. Muitos bebês com assimetrias severas têm dificuldade para rolar para o lado mais proeminente da cabeça, e na hora que colocamos o capacete sua superfície redonda ajuda, por exemplo, a facilitar esse rolar.
O capacete tem a função precisamente de corrigir as deformidades cranianas.
A vida do bebê segue normalmente.

ASSIMETRIA CRANIANA NA SANTA CLÍNICA®

Na Santa Clínica®, nossos profissionais são treinados e capacitados a triar e identificar os casos de bebês que precisam de uma avaliação especializada para o uso ou não dos capacetes ou quando podemos seguir apenas com a fisioterapia.

O tratamento de uma assimetria craniana, quer seja a plagiocefalia, escafocefalia ou braquicefalia posicionais, dependerá totalmente da idade do início de tratamento. Então se seu bebezinho apresenta uma cabecinha achatada, NÃO ESPERE pois quanto mais precocemente intervirmos mais rápidos nossos resultados serão permanentes.

Possuímos uma ampla estrutura para dar todo conforto e tratamentos necessários ao bebê e família, e equipe especializada com diferenciais como:

– avaliação com equipe de fisioterapeutas com treinamento específico em assimetrias cranianas,
– fisioterapia para assimetrias cranianas;
-usamos técnicas educacionais nos casos de reposicionamento (como os pais irão carregar, brincar, colocar o bebezinho para dormir, etc);
– avaliamos todo o bebezinho e não apenas a sua cabecinha, veremos se existe a presença do torcicolo e como está o desenvolvimento como um todo.

Para mais informações sobre as assimetrias, veja nosso post do blog SAIBA TUDO SOBRE ASSIMETRIA CRANIANA.

Se você tem dúvidas sobre o formato da cabecinha do seu bebê e necessidade de tratamentos, entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.

Órtese Craniana Snugkap

Registro ANVISA 8166780002

Responsável Técnica: Carolina Matarazzo

COMPARTILHAR:

VEJA TAMBÉM: