A água é excelente meio para a Fisioterapia, além de um excelente motivador para atividades físicas. Por isso, a hidroterapia é uma importante ferramenta de reabilitação, com benefícios para diferentes enfermidades.
A hidroterapia oferece estimulações sensoriais, sendo indicada como um dos tratamentos para pacientes com autismo pois auxilia na diminuição do stress e na organização do comportamento, permitindo o alcance de estados de relaxamento e melhora na relação com o ambiente.
Além disso, essa intervenção também incentiva o desenvolvimento da coordenação motora, melhora o tônus muscular, o equilíbrio, o controle, o planejamento motor. Ao diminuir o estado de alerta e tensão, favorece os ciclos de sono. Além dos benefícios físicos, a hidroterapia se torna um poderoso reforço de comportamento, inclusive em pacientes crianças.
Como é o tratamento com hidroterapia?
Os pacientes com autismo podem necessitar de um tratamento que ofereça o ajustamento comportamental e emocional, por isso a hidroterapia é indicada. As atividades realizadas nas sessões têm como foco o relaxamento, o planejamento de movimento, a segurança e a confiança. Com isso, trabalha-se também a atenção sustentada, pois o paciente se mantém seguindo as orientações do fisioterapeuta, o que traz resultados sociais e melhora na comunicação.
Em pacientes crianças, podem ser utilizados pictogramas, para motivar o comportamento adaptativo e funcional, bem como o sequenciamento de atividades em que a criança participa ativamente, com auxílio do fisioterapeuta. Nestes casos, o grande benefício é que as crianças ganham mais movimentos brincando na água, sem a necessidade de grandes esforços ou exercícios repetitivos.
A interação em piscinas é sempre mais convidativa, motivadora e prazerosa, sendo um grande atrativo para crianças. O trabalho iniciará após uma avaliação individual com o Fisioterapeuta, que indicará as melhores atividades para o momento. Conheça essa opção de tratamento na Santa Clínica e alcance mais resultados!