Fonte da imagem: Pediasuit Brasil – Curso em São Paulo (2016).
O Pediasuit é um recurso para o tratamento intensivo, que mescla exercícios com o uso de um macacão terapêutico ortopédico, com o objetivo de promover o ajuste biomecânico na paciente com sequelas neurossensoriomotoras. O protocolo é indicado para pacientes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor oriundo de Paralisia Cerebral ou leões cerebrais.
O tratamento se dá através de uma órtese dinâmica (suit), onde são realizadas atividades contra a resistência dada pelos elásticos. Para isto, utiliza-se uma gaiola de habilidades que possibilita a realização de exercícios com as polias, anulando a ação da gravidade para fortalecer a musculatura, aprender e aumentar a amplitude do movimento e preparar o paciente para o treino funcional.
O protocolo não se limita a aplicação pediátrica, trazendo benefícios também para pacientes adultos. O Pediasuit tem como base um programa de exercícios específicos para o paciente, de acordo com o diagnóstico. Os exercícios são intensivos, estimulando o crescimento (em caso de pacientes crianças) e o desenvolvimento, eliminando reflexos patológicos e estabelecendo novos padrões de movimentos corretos e funcionais.
O tratamento é baseado em três princípios:
- O efeito da veste;
- A participação motora ativa do paciente;
- A fisioterapia diária intensiva durante 1 mês e depois a manutenção, cerca de 3 vezes por semana.
O Pediasuit é proposto para pessoas com distúrbios neurológicos como a Paralisia Cerebral, atrasos no desenvolvimento e lesões traumáticas, por exemplo, sendo indicado para:
Acidente vascular encefálico;
Alterações em coordenação motora;
Ataxia;
Atetose;
Autismo;
Desordens neurológicas;
Diminuição de força muscular;
Diminuição de massa óssea;
Distúrbios de equilíbrio;
Distúrbios de integração sensorial;
Hipertonia;
Hipotonia;
Síndrome de down;
Tratamento de atraso no desenvolvimento motor;
Traumatismo crânio-encefálico, entre outros.
Os benefícios proporcionados pelo Pediasuit são diversos, como o aumento da densidade mineral óssea, ganho de força muscular, equilíbrio, coordenação motora, consciência corporal, modelação do tônus, entre outros. O importante é contar com Fisioterapeutas especialistas e clínicas especializadas, como a Santa Clínica.