A psicomotricidade é uma ação do Sistema Nervoso Central responsável pela criação da consciência, no indivíduo, das ações que o seu corpo realiza, relacionando o corpo com o ambiente externo. O aspecto fundamental para a psicomotricidade é o corpo humano em um movimento organizado e integrado.
De maneira simplista, é possível explicar o conceito como sendo a união das interações cognitivas, psíquicas e sensoriomotoras para a compreensão da capacidade de se expressar através dos movimentos. Por isso, é uma parte essencial do desenvolvimento humano e é trabalhada desde a primeira infância, pois é durante esta fase que as noções sensoriais, motoras, intelectuais e afetivas estão em formação.
Até certo tempo, a psicomotricidade era utilizada apenas para as correções de deficiências, debilidades ou dificuldades. Contudo, o avanço da Fisioterapia demonstrou que ela ocupa um lugar importante no desenvolvimento motor infantil, pois atua na consciência dos movimentos realizados com padrões motores como a velocidade, o espaço e o tempo.
É justamente na primeira infância que inicia a correlação entre os desenvolvimentos motores e intelectuais e, por isso, a estimulação correta contribui para a construção da linguagem, da aprendizagem e do esquema corporal. O incentivo da prática do movimento em todas as etapas infância contribui não apenas para o desenvolvimento motor, mas também permite que a criança interprete e se relacione com o mundo em que vive, de maneira divertida e criativa.
Além disso, a psicomotricidade está relacionada à afetividade e à personalidade, pois ela auxilia que a criança utilize as expressões e o corpo para demonstrar o que sente. Atualmente, os profissionais a compreendem como uma integração superior da motricidade.
Como a psicomotricidade é abordada
Os movimentos são construídos em função de um objetivo, e a psicomotricidade permite a compreensão de como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio dele. É importante frisar que essa consciência é fundamental para o desenvolvimento da linguagem.
O trabalho dos Fisioterapeutas busca a formação de uma base para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico das crianças, através de atividades lúdicas que a conscientize sobre o seu corpo. É através da recreação que a criança desenvolve as aptidões perceptivas e ajusta o comportamento psicomotor.
Os níveis de maturidade permite que a criança desenvolva o controle mental da expressão motora, através de uma recreação dirigida e que proporcione a aprendizagem. O desenvolvimento psicomotor atua também na prevenção de problemas de postura, da direcional da idade, da lateralidade e do ritmo. As crianças passam por experiências concretas, planejadas pelo Fisioterapeuta e indispensáveis ao desenvolvimento intelectual.
As atividades lúdicas são o melhor método para as crianças, pois é brincando que elas perdem os medos, estimulam a criatividade, a curiosidade, a concentração, o pensamento e a atenção. Além de descobrir as suas potencialidades, elas criam respostas e soluções, aprendendo com as experiências. Assim, as atividades fazem com que a criança esteja sempre em movimento e em busca de um objetivo.
A psicomotricidade não está relacionada apenas ao desenvolvimento motor, pois o ato de se movimentar está diretamente relacionado com aspecto mental, afinal ela trabalha a educação de movimentos, que procura a melhor utilização das capacidades psíquicas.