A hidroterapia é uma prática fisioterapêutica que promove inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil e a revitalização do organismo. Apesar de ser realizada em uma piscina, a atividade é diferente da natação: enquanto a natação consiste em aulas para que a criança aprenda a nadar, na hidroterapia o objetivo é auxiliar o desenvolvimento através do meio aquático.
Os bebês, a partir dos 4 meses, já estão aptos para a prática, pois o sistema imunológico estará fortalecido e a criança poderá desfrutar totalmente da atividade. Os benefícios não são apenas físico, mas também psicológicos: a hidroterapia auxilia o desenvolvimento, promovendo um melhor estilo de vida.
As principais vantagens da prática são:
– Favorece o desenvolvimento do lado direito do cérebro, que é o lado responsável pelo nosso aspecto criativo e artístico. Na hidroterapia, o bebê é estimulado a observar o que está a sua volta, promovendo a sensibilidade criativa.
– Contribui com o desenvolvimento psicomotor pois, durante a hidroterapia, a criança estará em constante movimento. Isto trará melhoras no movimento dos membros, tornando-os mais eficientes.
– Fortalece o sistema cardiorrespiratório, pois a atividade trabalha o coração e os pulmões.
– Melhora nas relações familiares. A prática auxilia no aprofundamento da segurança e das relações interpessoais do bebê, favorecendo o dia a dia da criança. A criança também se sentirá mais autoconfiante.
– Promove a recreação e a diversão, oferecendo atividades partilhadas dentro da água. Desta maneira, o desenvolvimento se dará de maneira mais leve e divertida.
Conheça mais sobre a hidroterapia nestes outros dois artigos de nosso blog:
Hidroterapia para autistas e a organização do comportamento
Você conhece os benefícios da hidroterapia?